Psoríase
O que é a Psoríase?
A psoríase é uma doença imunomediada que acelera o ciclo de vida das células da pele, causando placas inflamadas e descamativas, por vezes com fissuras.
Sintomas
Os sintomas incluem placas vermelhas cobertas por escamas prateadas, podendo causar certo desconforto como coceira ou dor. As lesões podem ocorrer em qualquer parte do corpo, mas são mais comuns nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e tronco. Existe uma forma de psoríase que acomete as palmas das mãos e plantas dos pés, sendo chamada de psoríase palmo plantar. A psoríase invertida é aquela que acomete as dobras, como axilas, virilhas, abaixo das mamas e umbigo.
As unhas também podem ser acometidas, e alterações como descolamento, manchas brancas ou cor de salmão, e estrias podem aparecer. Em cerca de 20% dos pacientes com psoríase pode haver comprometimento das articulações (artrite psoriásica), causando sintomas de dores articulares nos ombros, tornozelos, cotovelos, pequenas articulações das mãos, dor nos calcanhares e dor na coluna lombar. Nesses casos, muitas vezes é necessário o acompanhamento do reumatologista.
Diagnóstico
O diagnóstico é baseado no exame clínico das lesões cutâneas e no histórico médico do paciente. Em alguns casos, uma biópsia da pele pode ser necessária para confirmar o diagnóstico.
Tratamento
Os tratamentos incluem cremes tópicos, fototerapia e medicamentos sistêmicos, como imunossupressores e imunobiológicos. Com o tratamento, é possível controlar as lesões e os sintomas.
Prevenção
A psoríase é uma doença imunomediada, que envolve fatores genéticos e imunológicos. Sendo assim, a melhor forma de prevenir a psoríase é ter uma vida equilibrada e com bons hábitos de saúde, evitando a obesidade, tabagismo e estresse.